segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Malhar ou não menstruada?

Hoje vim com este tema pela razão que, fui malhar hoje mas não estava bem. Passei o final de semana com cólicas menstruais horríveis e muita dor de cabeça... Mas pela manha desta segunda me senti um pouco melhor e fui, começou meu treino muito bem como sempre, na metade do treino começou as dores novamente, ate tentei porque sou determinada, mas não consegui finalizar. Então depois de um repouso e medicamento melhorei e amanha ja estarei pronta pra mais um dia maravilhoso de treino para aliviar meu estresse.
Ai veio a questão malhar ou não nesses dias?

O Ciclo Menstrual é caracterizado por mudanças hormonais, que tem efeitos individuais. Ou seja, cada mulher responde de maneira diferente a essas mudanças. O ciclo menstrual é dividido em fases, para um ciclo de 28 dias podemos considerar essa divisão da seguinte forma:

- Fase da menstruação ou fluxo (1º ao 4º dia)
- Fase pós-menstrual (5º ao 11º dia)
- Fase intermenstrual (12º ao 22º dia)
- Fase pré-menstrual (23º ao 28º dia)



De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, as diferentes fases do ciclo parecem não ter grandes influencias no desempenho durante o treinamento.

 No entanto, alguns estudos chamam atenção para duas fases: a fase pré-menstrual (antes da menstruação) e a fase pós-menstrual (após a menstruação).

 Ao final da menstruação (fase pós-menstrual), também chamada de fase estrogênica, o endimento parece sofrer uma melhora em relação às outras fases do ciclo. A explicação para isso seria o aumento nas taxas de estrogênio e maior secreção de noradrenalina, um hormônio estimulante que atua no sistema nervoso, o que é um estimulo extra na hora de treinar. Além disso, esse hormônio promove aumento na taxa metabólica, auxiliando no emagrecimento!

 A fase pré-menstrual nós conhecemos bem (os nossos maridos, namorados, filhos e pais também!), é aquela em que costuma ocorrer a famosa TPM (Tensão Pré-Menstrual) caracterizada por: alterações no humor, inchaço, redução na capacidade de concentração e fadiga muscular e nervosa mais rápida. Em algumas mulheres esses sintomas se prolongam até a fase da menstruação.

Nesta fase, o desempenho pode sofrer uma redução.

Apesar dessa possível redução no desempenho, o exercício físico pode ser muito benéfico quando realizado nesta fase, uma vez que a atividade física promove a liberação da endorfina, uma substância que dá a sensação de bem-estar e diminui a dor, sendo uma excelente opção para amenizar os sintomas da TPM e reduzir as cólicas!!

 Concluindo, é sim possível e até mesmo recomendável realizar o seu treino de musculação, ou qualquer outra atividade física que pratique regularmente, enquanto estiver menstruada. O segredo é saber a intensidade em que seu treino deve ser realizado.

 E lá vai a dica: nas fases pré-menstrual e menstrual procure reduzir um pouco a intensidade de seu treino, sendo de baixa à moderada.

Já nas fases

intermenstrual e pós-menstrual você pode aproveitar as vantagens hormonais treinando com uma intensidade de moderada à alta.

 Consulte o profissional de Educação Física de sua confiança para que ele possa adequar o seu treino em relação ao número de séries e repetições, de acordo com a intensidade recomendada para cada uma das fases.

 Então, nada de desistir do treino por causa da menstruação, hein? Continue treinando e se beneficiando desta maravilha que é a prática de exercícios regulares!

Até o próximo post...


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário